sexta-feira, 28 de setembro de 2012


"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9

Pensamento: Ao mesmo tempo em que estas palavras foram faladas a Josué, quando ocupou o lugar de Moisés, elas também se aplicam a nós. Pare um pouco e leia Salmo 139 em voz alta e veja que a promessa de Deus de ser conosco é para todos que o invocam. Ouça as palavras de Jesus em Mateus 28:18-20, quando promete aos seus discípulos que estaria com eles “todos os dias, até à consumação do século”. Lembre-se da promessa de Deus, reiterada de uma bênção do Antigo Testamento, em Hebreus 13:5, “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei!” Sejamos fortes; nosso Deus, nosso Pai, nosso Pastor está sempre perto, mesmo quando não parece. Não podemos ir a lugar algum, sem sua presença próxima de nós, e em nós, Não estamos sozinhos. Não precisamos ter medo. De fato, nem mesmo a morte pode nos separar do seu amor. (Romanos 8:35-39)

Oração: Fique perto, querido pai, não apenas em sua promessa, e nem apenas com sua presença, mas também na minha consciência. Eu preciso saber que o Senhor está perto, quando enfrento as incríveis oportunidades que me chegam. Eu preciso ter confiança na sua ajuda e no seu amor sustentador, à medida em que lido com os grandes desafios na minha vida. Eu confio no seu amor fiel. No nome de Jesus. Amém.



"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;" Colossenses 3:23-24

Pensamento: Sempre nossas ações devem honrar a Deus, por isso devemos buscar a excelência em tudo o que fazemos, dando bom testemunho e de maneira alguma deixar impressões negativas do nosso comportamento. Devemos cuidar para que a intenção do nosso coração seja agradar acima de tudo a Deus, pois se não for assim cometemos pecado. Há ainda o fato de que muitas vezes na intenção de agradar as pessoas, esperamos o reconhecimento e a recompensa e nos decepcionamos. Quando fazemos para o Senhor isso nunca acontece, porque ele é fiel e justo para nos dar muito mais do que pensamos ou desejamos.

Oração: Pai querido, me ajuda a sempre dar bom testemunho nas minhas ações para que as pessoas reconheçam em mim marcas do caráter de cristo, que eu sempre possa estar disposto e com a mão estendida para cumprir o meu dever e ajudar quem precisa. Perdoa as vezes que minha intenção foi agradar as pessoas ao invés de agradar ao Senhor, e sem saber cometi idolatria colocando as pessoas acima do Senhor. Sei que posso fazer todas as coisas com excelência pois o Senhor tudo vê, e no tempo certo vai trazer minha recompensa. Amém.

"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra." Salmos 121:1-2

Pensamento: Num mundo de beleza surpreendente e um universo de diversidade, parece que nossos corações voltam ao Único que fez tudo e agora sustém tudo. Ele nos conhece e nos ajudará se nós apenas acreditamos no que Ele tentou nos dizer de tantas formas: "Te amo como meu filho e me preocupo com o que acontece para você e aqueles que você ama."

Oração: Todo-Poderoso Criador, Arquiteto Majestoso e Engenheiro Eterno, fico absolutamente fascinado e maravilhado ao saber que o Senhor se preocupa comigo. Com tanta coisas importante, seu desejo de me conhecer e me amar me deixa seguro e humilde. Hoje louvarei, trabalharei e testemunharei, ciente da sua presença e cuidado. Obrigado, querido Pai. Em nome de Jesus. Amém.



"E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles." 2 Reis 6:16

Pensamento: Esse versículo foi a resposta que Eliseu deu ao seu servo quando ele ao se levantar avista sua cidade rodeada pelo exército do inimigo, e assustado pergunta a Eliseu o que fazer !!! Acredito que esta também é a resposta que Deus quer nos dar quando estamos numa situação em que estamos cercados por problemas. Assim como Eliseu orou ao Senhor e pediu para que abrisse os olhos do moço e fizesse com que ele visse o exército do Senhor que estava ao seu lado, devemos orar e pedir para que o Senhor nos faça ver que Ele é forte, poderoso e esta acima de qualquer inimigo.

Oração: Pai querido, em meio aos problemas que se levantarem contra mim, peço que o Senhor abra a minha visão espiritual, e com os meus olhos da fé eu possa ver que não estou sozinho, pois o exército do Senhor está comigo. Eu rejeito todo medo, toda ansiedade e toda angústia. E declaro descanso no Senhor pois tenho certeza que a vitória está garantida.


"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." Salmos 91:1

Pensamento: As tarefas e os problemas do dia-a-dia sempre vão existir, mas aquele que obedece ao Senhor e anda segundo a Sua vontade, têm a promessa que obterá descanso, mesmo que esteja passando por dificuldades.

Oração: Pai bondoso, obrigado porque Sua palavra está cheia de promessas maravilhosas, e mostram a bondade do Seu caráter. Obrigado porque o Seu desejo é sempre nos proteger e guardar. Que eu possa mesmo habitar no Seu esconderijo e obter descanso em todas as situações.



"E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra." 2 Coríntios 9:6-8

Pensamento: O conceito bíblico de plantio e colheita se refere ao principio da multiplicação sobrenatural e divina do Reino de Deus. Quanto mais semearmos, mais vamos colher e se for bom o que semearmos colheremos coisas boas. Interessante desta passagem que Deus "pode" fazer abundar toda graça. Ele pode, mas não significa que é obrigado. Por isso devemos plantar nossas sementes na esperança da colheita, mas não devemos tornar isso a principal motivação do nosso coração e esperar que Deus obrigatoriamente nos envie a colheita, além do que vale mais nosso galardão no céu do que a colheita aqui na terra.

Oração: Senhor Pai misericordioso, reconheço Sua grandiosidade e soberania e Sua capacidade de fazer abundar toda graça. Também reconheço Sua generosidade e vontade de satisfazer nossos desejos. Então quando eu plantar minhas sementes, sejam elas de amor, esperança, consolo, fé e piedade, ou sejam elas financeiras e materiais, que eu faça com alegria e não motivado somente pela colheita. Eu se eu ainda não pratico na minha vida o "semear" do Reino de Deus, me capacita para que eu experimente a graça maravilhosa da multiplicação. Amém.




"Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco." Marcos 11:23-24

Pensamento: Deus é nosso Pai e quer nos dar o melhor, então quando estamos orando não devemos duvidar nunca de que Deus é capaz e Ele pode fazer qualquer coisa que pedimos em oração. Muitas vezes oramos e não somos atendidos na hora por causa da soberania de Deus, só Ele é capaz de determinar qual o tempo certo em que vamos estar preparados pra receber tal coisa que pedimos. Então sempre devemos orar e pedir sabendo que Deus é poderoso, e capaz de fazer muito mais do que pensamos.

Oração: Pai querido como é bom saber que o Senhor pode todas as coisas, e que sua mão está estendida a nosso favor, pronto para nos guardar de todo mal e fazer com que nossa vida seja cheia de graça e abundante. Perdoa-nos as vezes que esquecemos do seu poder e duvidamos em nosso coração e nas orações deixamos de pedir aquilo que gostaríamos. Ajuda-nos a orar com o coração sincero sem duvidar, mas crendo que a oração de um justo pode muito em seus efeitos. Amém




"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

Pensamento: Interessante nesse versículo é que ele diz "todas as coisas", e não apenas "algumas coisas". Ou seja, até mesmo as dificuldades que enfrentamos, e muitas vezes não entendemos o porque, também cooperam juntas para o nosso bem. Por isso devemos dar graças a Deus não só nas vitórias, mas também na adversidade, não porque Deus se alegre com nossas lutas, mas porque é assim que nosso caráter é refinado, semelhante ao ouro que é colocado no fogo para retirar suas impurezas.

Oração: Deus me ajude a dar graças não somente nas vitórias, mas também em meio aos problemas, para que minha alma não fique abatida, nem meu coração triste. Que eu me lembre sempre que a maior de todas as alegrias é a alegria da salvação, conquistada por alto preço através de Jesus lá na cruz. Que eu possa ver nas tribulação do dia-a-dia aonde o Senhor quer que eu seja aperfeiçoado. Amém.



"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." Salmos 1:1-3

Pensamento: Que passagem maravilhosa nos deixou o Rei Davi. As vezes estamos sem direção, perdidos, sem saber qual caminho devemos seguir, e esta passagem revela que ao meditarmos na palavra do Senhor somos bem-aventurados, então não devemos se assentar com escarnecedores e nem buscar conselhos com os ímpios. A palavra de Deus tem todas as respostas que precisamos, e nos garante que se meditarmos nela de dia e de noite, tudo aquilo que fizermos, prosperará.

Oração: Pai querido, muito obrigado por nos ter deixado Sua palavra para podermos meditar e buscar auxílio nas horas que não sabemos o que fazer. Ajuda-nos a meditar nela de dia e de noite, para que sejamos bem sucedidos. O Senhor é fiel e justo, e cumpre com suas promessas, por isso podemos crer que somos mais do que felizes e no tempo certo vamos colher nossos frutos. Amém.



"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." Salmos 91:11

Pensamento: Muitas vezes parece que escolhemos o caminho errado, mesmo assim a promessa de Deus é que em "todos" os caminhos estaremos guardados por Seus anjos. Neste versículo o Senhor mostra o quanto somos importantes, pois até mesmo aos anjos Ele dá ordens ao nosso respeito.

Oração: Pai querido, livra meus pés de pisarem no caminho do mal, mas se por ignorância eu estiver no caminho errado, que os teus anjos me guardem e me coloquem de volta no caminho certo. Obrigado por cuidar de mim, e mostrar como sou importante para o Senhor. Amém.




"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8

Pensamento: Provavelmente este é o mandamento com promessa que eu mais gosto, começando pela recomendação de não apenas ler, mas meditar na palavra de Deus, para fazer tudo conforme está escrito, e assim como consequência, a promessa de prosperidade e sucesso.

Oração: Senhor Deus, seus mandamentos e promessas são perfeitos demais, muitas vezes não entendemos suas recomendações, mas abra nossos olhos da fé para que possamos nos interessar mais pela Sua palavra e meditar nela dia e noite, e assim possamos aguardar pela prosperidade e sucesso que vem do Senhor, e está muito acima do que o mundo pode oferecer. Amém.



"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas  Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." Salmos 23:1-3

Pensamento: Verdes pastos, águas tranquilas  refrigério para a alma, como isso soa bem, como Deus é bom. Quando chegamos ao ponto que não conseguimos continuar, o poder sobrenatural de Deus nos dá a força necessária para prosseguir. Quando estamos numa luta difícil, a graça do Senhor nos alcança e nos sustenta para continuarmos em direção à vitória.

Oração: Pai bondoso, obrigado porque o Senhor cuida do seu rebanho e nada nos faltará. Obrigado porque quando estamos em meio a batalha, o Senhor nos faz voar como águia Obrigado porque o Senhor é o meu pastor, e além disso, é a Rocha da minha vitória! Amém.